O sistema nervoso periférico (SNP) é formado pelos nervos cranianos, espinhais e viscerais, bem como pelos gânglios cranianos, espinhais e autônomos. Origina-se principalmente (mas não somente) da crista neural.

É da crista neural ("neural crest") de onde se origina a maior parte do SNP

É da crista neural ("neural crest") que se origina a maior parte do SNP

As células sensoriais do SNP são todas originadas da crista neural. Excetuando os gânglios sensitivos do nervo vestibulococlear (VIII), as células sensoriais são pseudounipolares, com dois prolongamentos: um central (para o SNC) e um periférico (para a terminação sensitiva). Os anfícitos – ou células satélites – formam uma cápsula que envolve o corpo dos neurônios aferentes.

No encéfalo em desenvolvimento, as células da crista neural migram para formar os gânglios sensitivos dos nervos trigêmeo (V), facial-intermédio (VII), vestibulococlear (VIII), glossofaríngeo (IX) e vago (X). A crista neural origina ainda os neurônios multipolares dos gânglios autônomos e as células cromafins, que são células associadas aos gânglios simpáticos.

As fibras motoras – originadas nas placas basais – que saem da medula espinal pelas raízes ventrais dos nervos cranianos começam a aparecer no fim da 4ª semana. Elas formam, juntamente com a raiz dorsal sensitiva, o nervo espinhal misto, que depois se ramifica anterior e posteriormente. No início do desenvolvimento, vários ramos ventrais são unidos por alças de fibras nervosas, principalmente as que suprem os membros.

Nervos Cranianos

Os doze pares de nervos cranianos se formam durante a quinta e a sexta semanas do desenvolvimento. De acordo com sua origem embriológica, classificam-se em três grupos:

  • Nervos Cranianos Somáticos Eferentes: são os nervos troclear (IV), abducente (VI), hipoglosso (XII) e grande parte do oculomotor (III). Possui axônios distribuídos para os músculos derivados dos miótomos da cabeça.
  • Nervos dos Arcos Faríngeos: são os nervos trigêmeo (V), facial (VII), glossofaríngeo (IX) e vago (X). Inervam os arcos faríngeos do embrião.
  • Nervos Sensoriais Especiais: são os nervos olfatório (I), óptico (II) e vestibulococlear (VIII).
Desenho esquemático para comparação entre um embrião de 5 semanas e um adulto

Desenho esquemático para comparação entre um embrião de 5 semanas e um adulto

Desenvolvimento do Sistema Nervoso Autônomo

Sistema Nervoso Simpático

Suas fibras originam-se na região toracolombar do sistema nervoso segmentar. Durante a quinta semana, pares de massas (gânglios simpáticos) celulares formados por células da crista neural se formam dorsolateralmente à aorta. A interligação entre tais gânglios é feita pelos troncos simpáticos. Alguns gânglios, no entanto, vão se formar em outros locais, como é o caso dos gânglios pré-aórticos.

Sistema Nervoso Parassimpático

As fibras pré-ganglionares originam-se nas regiões craniais e sacrais do sistema nervoso segmentar. As fibras do tronco encefálico saem através dos nervos oculomotor (III), facial (VII), glossofaríngeo (IX) e vago (X). As fibras pós-ganglionares situam-se próximas ou dentro da estrutura inervada.

O megacólon aganglionar congênito (doença de Hirschsprung) é uma patologia relacionada à ausência de células ganglionares na parede do intestino grosso. O segmento afetado sofre paralisia em um estado contraído, levando a parte mais próxima corretamente inervada à distensão. Entre os sintomas está o retardo da evacuação.

Comparação entre intestino grosso normal (esquerda) e intestino grosso apresentando a doença de Hirschsprung (direita)

Comparação entre intestino grosso normal (esquerda) e intestino grosso apresentando a doença de Hirschsprung (direita)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: